
"A porta do coração só se abre por dentro! Ninguém conseguirá abrir a porta do nosso coração se nós mesmos não fizermos"
Há alguns anos parei para refletir a diferença entre essas duas palavras, pois normalmente as usamos nas mesmas ocasiões e apesar da palavra "Desculpa" ser maior que perdão, é muito mais utilizadas em nossos dias.
Você pede desculpas ou pede perdão? Se sua resposta for "depende" ou "tanto faz", verá como elas são diferentes.
Em minha reflexão, percebi que se estou andando e sem querer piso no pé de alguém, automaticamente peço desculpas. Mas se alguém me magoa eu espero ouvir um pedido de perdão e quando ouço um "desculpa vai", fico insatisfeita.
A razão disto se dar pelo fato de serem situações diferentes.
Desculpa: No sentido figurado, a palavra "Desculpa" designa uma farça real ou de ficção cujo a pessoa diz ao sujeito para justificar sua ausência de culpa. Nas palavras descontrolar ou desfigurar, o acréscimo do des revela a contrariedade do sentido original da palavra. E revela a mesma na palavra desculpa, quando que se retirarmos o acréscimo des, contrariaremos o sentido da palavra culpa, que é a ausência de culpa.
Ou seja, quando pedimos Des-culpa, só estamos tentar tirar nossa culpa do cartório, como dizem. Fazemos isso porque acreditamos que não temos culpa daquilo que fizemos, não houve uma real intenção e se eu não fiz com intenção... por que eu teria culpa? o meu "Des" é bem vindo aqui.
Remorso: A palavra remorso tem origem latina, vem de remorsus, particípio passado de remordere, que significa tornar a morder. Liga-se, portanto, a dilacerar, atacar, satirizar, ferir, torturar, atormentar. A própria etimologia da palavra já nos dá a idéia de como esse sentimento é doloroso e da angústia e até mesmo da vergonha que o acompanha. Quando me desculpo, no máximo o que sentirei é um remorso. "Poxa, pisei no pé daquela pessoa, não foi por querer, mas ela tava com a unha encravada, tadinha!" Nesse momento sinto vergonha pelo que fiz, ai sem graça solto um tímido: Me desculpa!
Vale lembrar ainda que a palavra desculpa vem sido substituída descarademente pela expressão "Foi Mal", foi mal Não é desculpa e muito menos perdão.
Perdão: Quanto ao perdão, palavra que vem do Latim perdonare, de per-, “total, completo”, mais donare, “dar, entregar, doar”.
Neste caso há uma situação de entrega, ou seja, Reconhecimento da culpa, eu posso ter feito com ou sem intenção, mas se eu pudesse voltaria atrás para não cometer o mesmo erro, me disponho a sofrer as consequências, mas preciso dessa liberdade de "alma", ter na consciência a certeza de que fui perdoada.
Arrependimento: Metanóia é uma palavra de origem grega (μετάνοια , metanoia) e significa arrependimento, conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído, disposição, consciência moral. Portanto, se HÁ arrependimento, ai sim justifica-se o perdão.
Por isso, se você falhou com alguém e sabe que cometeu um erro e está disposto a mudar... peça perdão e não vá com desculpas, reconheça que errou para esta pessoa a quem você magoou e ela saberá se o pedido foi sincero, através de sua mudança de atitude.
Ao ler a bíblia procurei a palavra "desculpa" e confesso que na minha eu não achei,agora perdão ou perdoar aparecem 397 vezes.
Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?
Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete". (Mt 18:21-22)
Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete". (Mt 18:21-22)
Devemos estar dispostos a perdoar cada pessoa no mínimo 490 vezes, é claro que Jesus disse isso num sentido figurado, pois ninguém vai ficar contando quantas vezes estará perdoando uma pessoa. Em sua oração Jesus ensina que para termos nossos pecados perdoados por Deus, primeiramente precisamos perdoar quem nos feriu.
Perdoe e seja perdoado.
Não espere uma segunda chance quando a primeira é suficiente
Thaís Akell
Fontes:(http://pt.wikipedia.org/wiki/Desculpa)/(http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=924)/(http://origemdapalavra.com.br/palavras/perdao)/(http://arrependimentoebusca.blogspot.com/2008/10/o-significado-da-palavra-arrependimento_19.html)/(http://pt.wikipedia.org/wiki/Metanoia)/ (http://www.broinha.com.br/OPINIAO/pagina_05/perdoar_faz_bem_saude.htm)/ Bíblia.